Você está visualizando atualmente Aprender inglês conversando com robôs: é eficiente?
Entenda quais os benefícios da Inteligência Artificial e o uso de robôs para o aprendizado da língua inglesa.

Aprender inglês conversando com robôs: é eficiente?

O uso da IA, a Inteligência Artificial, cresceu consideravelmente nos últimos anos. Com o mundo pós-pandemia, as ferramentas de IA passaram a ser cada vez mais utilizadas no ensino da língua inglesa, principalmente quando falamos do modelo de aulas remotas.

O uso dessas ferramentas tornou-se uma estratégia importante para aprimorar o ensino da língua inglesa, proporcionando o aprendizado mais personalizado, prático e auxiliando no direcionamento das aulas de inglês, como também dando ao estudante a possibilidade de continuar praticando de onde e quando quiser.

No post de hoje falaremos sobre como podemos aprender inglês conversando com robôs e como esse recurso pode ser eficiente no aprendizado do idioma.

Como um robô pode ajudar no aprendizado do inglês?

Atualmente, é possível aprender inglês de forma eficiente e prática com os chamados “robôs de bate papo”, que podem interagir com você no idioma e tirar dúvidas relacionadas à pronúncia, gramática, escrita e outras infinitas possibilidades.

Com essa ferramenta é possível aprender inglês através de um bate papo onde e quando quiser, sem julgamentos e da forma como você se sentir mais confortável. Ou seja, não precisa ficar constrangido em cometer erros, porque o robô está ali para te ajudar e aperfeiçoar o seu domínio em outro idioma.

Assim, o estudante pode realizar perguntas estratégicas para aprimorar o aprendizado e, até mesmo, tirar dúvidas a qualquer momento. São infinitos recursos que, com certeza, ajudarão muito no aprendizado do inglês.

Quais são as principais ferramentas de IA para aprender inglês atualmente?

Atualmente, existem diversos robôs utilizados para o aprendizado do inglês.  Os “robôs de bate papo”, por exemplo, proporcionam ao estudante uma experiência de conversação onde eles podem tirar dúvidas relacionadas ao idioma, seja em relação à gramática ou à fluência escrita.

Dentre as principais ferramentas de inteligência artificial capazes de conseguir esses objetivos, temos duas principais:

ChatGPT

O chatGPT é um robô de bate papo que consegue interagir com o usuário e entender o que ele precisa, dando respostas eficientes e significativas.

Essa ferramenta é baseada na linguagem natural humana, que pode ser utilizada para o aprendizado do inglês de maneira muito prática, através de conversas em um bate papo.

A ferramenta é capaz de corrigir erros, oferecer melhorias na gramática e ampliar o vocabulário escrito, dentre diversos outros recursos. E tudo isso através de um chat interativo!

Para utilizar essa IA, é necessário, antes de tudo, definir seus objetivos de aprendizado. Antes de começar, pense: O que eu preciso melhorar mais rapidamente? Pode ser na parte de gramática, escrita, ou até ampliação de vocabulário, o importante é criar um cronograma de estudos focado naquilo que você precisa aprender, partindo do mais urgente para o menos urgente naquele momento.

Não podemos esquecer também de praticar a conversação por escrito através do chat e que é uma ferramenta muito útil no aprendizado do idioma. Não esqueça também de anotar o que está estudando, isso ajudará a fixar melhor o conteúdo.

Chatbot

O chatbot é desenvolvido com a inteligência artificial IA, e é um recurso que pode avaliar o seu inglês, ajudando o aluno a aprender mais rápido.

Através da interação com o usuário, a ferramenta terá uma visão geral de suas habilidades de inglês, ajustando as interações ao nível do usuário. É uma forma de analisar as suas competências e trabalhar naquelas que precisam de melhorias, respeitando seu ritmo de aprendizado e nível, é claro.

Quais são as vantagens de aprender inglês com robôs?

Um dos principais benefícios de aprender inglês com robôs é a praticidade de poder estudar onde e quando quiser.

Além disso, a partir do momento em que você começa a estudar inglês com robôs, você consegue organizar melhor seus pensamentos e traçar estratégias que possam otimizar o aprendizado do idioma.

É importante ressaltar a autonomia que essa ferramenta traz ao estudante, possibilitando-o estudar e aprender à sua maneira, como também a trabalhar a sua criatividade, pois o aluno precisa ter ideias de novas formas de dar continuidade na conversa.

Levando em consideração esses aspectos, sabemos da eficácia de métodos de conversação no aprendizado do inglês.

Por isso, o aluno que está constantemente praticando o idioma com os robôs de chat conseguirá resultados mais efetivos, já que está exercitando seu cérebro constantemente pensando em respostas concretas. A interação, nesse caso, é uma das principais vantagens do uso dessa ferramenta para o aprendizado do idioma.

Gostou de saber mais sobre os benefícios de aprender inglês com os robôs de bate papo? Se você quer se tornar fluente em inglês, conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech.

Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países ecom mais de 3.000 alunos.

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais. Para saber mais dicas de inglês, acompanhe sempre as novidades do nosso blog.