Você está visualizando atualmente Modal verbs: o que você precisa saber para não errar mais!
Vamos aprender o que são os modal verbs, suas características e em quais contextos podem ser utilizados.

Modal verbs: o que você precisa saber para não errar mais!

Os verbos modais, também conhecidos como “modal verbs”, desempenham um papel crucial na estrutura e na comunicação em inglês. Eles fornecem nuances e informações adicionais sobre as ações descritas em uma frase, tornando a comunicação mais precisa e contextualmente rica.

No texto de hoje vamos aprender o que são os modal verbs, suas características e em quais contextos podem ser utilizados.

O que são modal verbs?

Verbos modais, também conhecidos como “modal verbs”, são uma categoria especial de verbos que são usados para expressar uma variedade de significados em inglês. Eles modificam ou completam o significado de outros verbos na frase, indicando uma variedade de nuances como permissão, possibilidade, obrigação, capacidade, conselho, probabilidade, entre outros.

Exemplos comuns de modal verbs incluem “can”, “could”, “may”, “might”, “must”, “shall”, “should”, “will” e “would”. Esses verbos desempenham um papel fundamental na comunicação em inglês, fornecendo contexto e precisão às mensagens transmitidas.

Quais as características dos modal verbs?

Primeiramente, é importante destacar que os modal verbs sempre acompanham o verbo principal de uma frase. Por exemplo:

  • He can fly (Ele pode voar).

Nesse exemplo, can é o verbo modal, e fly, o verbo principal, que se apresenta na sua forma-base, isto é, no infinitivo, sem a preposição to.

Diferentemente dos outros verbos, os verbos modais não são flexionados nem quanto ao tempo verbal nem quanto à pessoa, com exceção do verbo have to.

  • I can cook very well (Eu posso cozinhar muito bem).
  • You can cook very well (Você pode cozinhar muito bem).
  • He can cook very well (Ele pode cozinhar muito bem).

Isso se repete em todas as outras pessoas do discurso.

Outra diferença que notamos está na intenção de sentido que uma pessoa (locutor) quer transmitir. Os modal verbs também servem para modalizar o discurso, revelando a intenção, o sentimento de quem fala. De acordo com o seu uso, podem expressar uma atitude mais ou menos forte. Por exemplo:

  • Teacher, may I go to the bathroom? (Professor, posso ir ao banheiro?).
  • Teacher, can I go to the bathroom? (Professor, posso ir ao banheiro?).

Nas duas frases, temos a presença de um verbo modal: can (poder) e may (poder/ter permissão). Embora no português eles tenham o mesmo sentido, eles apontam para intenções diferentes em inglês. Nas duas frases, os verbos modais referem-se a pedir permissão. No entanto, o verbo may é mais formal e mais polido do que o can. O verbo can, que também indica pedir permissão, tem uma forma mais direta.

Sabendo disso, é muito comum que os estudantes de inglês se questionem: Como saberei qual verbo modal utilizar e em qual situação? (fonte: Brasil Escola).

Quando usar os modal verbs?

Eles são usados em uma variedade de contextos para expressar diferentes significados e nuances na comunicação em inglês. Aqui estão algumas situações comuns em que os modal verbs são usados:

  • Possibilidade: Os modal verbs como “can”, “could”, “may” e “might” são frequentemente usados para expressar possibilidades ou incertezas sobre eventos presentes, futuros ou passados. Por exemplo: “It may rain tomorrow” (Pode chover amanhã).
  • Capacidade e habilidade: Verbos modais como “can” e “could” são usados para expressar a capacidade ou habilidade de fazer algo. Por exemplo: “She can speak three languages” (Ela sabe falar três idiomas).
  • Permissão: Modal verbs como “can”, “could”, “may” e “might” também são usados para expressar permissão ou autorização para fazer algo. Por exemplo: “You may use my phone” (Você pode usar meu telefone), onde o uso de “may” oferece uma forma de conceder permissão com certo grau de formalidade.
  • Obrigações e necessidades: Modal verbs como “must” e “should” são usados para expressar obrigações, necessidades ou expectativas. Por exemplo, ao dizer “You have to wear a helmet when cycling” (Você tem que usar capacete ao andar de bicicleta), o uso de “have to” implica uma obrigação ou uma necessidade clara para a segurança.
  • Conselho e sugestão: Verbos modais como “should” e “ought to” são usados para oferecer conselhos ou sugestões sobre o que fazer em determinadas situações. Por exemplo: “You should see a doctor if you’re not feeling well” (Você deveria consultar um médico se não estiver se sentindo bem).
  • Certezas: “Will” é usado para expressar certezas sobre eventos futuros. Por exemplo: “It will rain tomorrow” (Vai chover amanhã).

Esses são apenas alguns exemplos de como eles são usados em inglês. Eles desempenham um papel crucial na comunicação, fornecendo contexto e nuances adicionais ao significado das frases.

Gostou de saber mais sobre os modal verbs? Quer começar a aprender ou a desenvolver o seu inglês com a melhor escola de inglês online do século XXI? Conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech.

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais.

Acompanhe sempre as novidades do nosso blog. Selecionamos aqui alguns posts que, certamente, vão te interessar: