Você está visualizando atualmente Como fazer o IELTS em Porto Alegre?
Vamos entender o que é o IELTS, as competências avaliadas, o valor e como fazer o IELTS em Porto Alegre.

Como fazer o IELTS em Porto Alegre?

Fazer o IELTS no Brasil, ou IELTS em Porto Alegre (para quem é da capital gaúcha) é uma etapa importante para aqueles que desejam comprovar sua proficiência em inglês. Com uma preparação adequada e compreensão do processo, os candidatos podem realizar o exame com confiança e alcançar seus objetivos educacionais, profissionais e de imigração.

No texto de hoje vamos entender o que é o IELTS, as competências avaliadas, o valor e como fazer o IELTS em Porto Alegre.

O que é o IELTS?

O International English Language Testing System (IELTS) é um dos exames de proficiência em inglês mais reconhecidos e amplamente aceitos em todo o mundo. Criado para avaliar a habilidade de comunicação em inglês de pessoas que desejam estudar, trabalhar ou imigrar para países onde o inglês é o idioma predominante, o IELTS é administrado pelo British Council, IDP: IELTS Australia e Cambridge Assessment English (fonte: British Council).

Quais as competências avaliadas pelo IELTS?

O IELTS é composto por quatro seções distintas (fonte: Remessa Online):

  • Listening (Audição): Os candidatos devem demonstrar habilidades de compreensão auditiva ao responder a perguntas baseadas em diálogos reproduzidos durante o teste. São 40 questões a serem respondidas em 40 minutos, sem repetição dos áudios.
  • Reading (Leitura): Os candidatos enfrentam 40 questões de leitura em 1 hora, baseadas em 3 a 5 textos em inglês de diferentes fontes, como revistas e livros.
  • Writing (Escrita): São dedicados 60 minutos para escrever duas redações, que testam o conhecimento gramatical e vocabulário dos candidatos. O tema varia de acordo com o módulo escolhido: acadêmico ou geral.
  • Speaking (Conversação): O candidato é avaliado em suas habilidades de conversação em uma entrevista oral, discutindo sobre temas pessoais ou populares. Essa seção ocupa o restante do tempo de prova e é conduzida oralmente pelo avaliador.

Quanto custa fazer o IELTS no Brasil? E IELTS em Porto Alegre?

O valor do IELTS para módulo acadêmico e geral é de R$ 1.171. Ao agendar a avaliação, é possível escolher se deseja fazer a versão do exame no papel ou digital, assim como o local para realização.

Como fazer o IELTS no Brasil?

No Brasil, o IELTS é aplicado em alguns locais, inclusive tem a possibilidade de realizar o IELTS em Porto Alegre. Veja o passo a passo:

  • Escolha o formato da prova: O IELTS está disponível em duas versões, a versão em papel e a versão em computador. A versão em papel é mais tradicional e é a preferida por muitos candidatos. A versão em computador é mais recente e pode ser uma boa opção para candidatos que se sentem mais confortáveis usando um computador.
  • Escolha a data e o local da prova: Você pode realizar o IELTS em várias cidades do Brasil. As datas e os locais das provas são publicados no site dos dois organizadores. Inclusive, é importante lembrar que há a possibilidade de realizar IELTS em Porto Alegre.
  • Preencha o formulário de inscrição: Para se inscrever no IELTS, é necessário acessar o site do British Council e preencher o formulário de inscrição. O formulário solicita informações básicas sobre o candidato, como nome, endereço, data de nascimento e número de telefone.
  • Pague a taxa de inscrição: O pagamento pode ser feito online, por cartão de crédito ou boleto bancário.
  • Compareça à prova no dia e hora marcados: No dia da prova, é importante chegar ao local com antecedência para se identificar e se preparar para o exame. Os candidatos devem levar um documento de identidade com foto e uma caneta preta ou azul.
  • Receba o resultado do exame: O resultado do IELTS é emitido em até 13 dias úteis após a realização da prova. O resultado pode ser consultado online ou por correio.

Como fazer o IELTS em Porto Alegre?

Para se inscrever no IELTS pelo British Council, você deve acessar o site do British Council e clicar no link “IELTS”. Em seguida, clique em “Faça o exame” e selecione “Porto Alegre”. Você será direcionado para o formulário de inscrição.

  • Local da prova em Porto Alegre: A prova do IELTS em Porto Alegre é aplicada na North American School, localizada na Rua João Bastian, 277.

Tem IELTS online?

Sim, é possível realizar o exame IELTS Academic online no Brasil em 2024. O IELTS Online permite que você faça o teste acadêmico de qualquer lugar com uma conexão estável à internet, seja em sua casa ou outro local privado.

O formato e os tempos de teste são exatamente os mesmos que os de um teste acadêmico realizado em um centro de teste (IELTS em Porto Alegre, por exemplo), e o teste de fala ocorre por meio de uma chamada de vídeo com um examinador treinado do IELTS​.

Gostou de saber mais sobre como fazer o IELTS em Porto Alegre? Se você está se preparando para realizar este teste de proficiência, entre em contato com a Uniway: somos um curso de inglês online que nasceu em Porto Alegre e, atualmente, estamos presentes em mais de 50 países.

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais para você começar a se preparar para o IELTS hoje mesmo.

Acompanhe sempre as novidades do nosso blog. Selecionamos aqui alguns posts que, certamente, vão te interessar: