Você está visualizando atualmente <strong>IELTS: quais são os tipos de provas?</strong>
Vamos saber mais informações sobre o IELTS, quais são os tipos de provas e o objetivo de cada uma

IELTS: quais são os tipos de provas?

O IELTS, sigla para International English Language Testing System, é um exame de proficiência em inglês desenvolvido pela Universidade de Cambridge, British Council e IDP Education. É o exame de proficiência em inglês mais popular do mundo, sendo aceito por mais de 10.000 instituições de ensino, imigração e emprego em mais de 140 países.

O teste conta com um padrão internacional para comprovar as habilidades em inglês de pessoas não nativas de países de língua inglesa. Por isso, muitas universidades, empresas e demais espaços podem solicitar o IELTS a estrangeiros (fonte: Remessa Online).

No texto de hoje vamos saber mais informações sobre o IELTS, quais são os tipos de provas e o objetivo de cada uma.

O que o IELTS avalia?

O IELTS avalia as quatro habilidades básicas do inglês:

  • Listening: capacidade de compreender o inglês falado
  • Reading: capacidade de compreender o inglês escrito
  • Writing: capacidade de escrever o inglês de forma clara e concisa
  • Speaking: capacidade de se comunicar em inglês de forma oral

Cada seção recebe uma pontuação de 0 a 9, e a nota final é a média dessas quatro seções.

Para que serve o IELTS?

O IELTS é usado para diversos fins, como:

  • Admissão em universidades: muitas universidades no mundo exigem o IELTS como requisito de admissão para cursos de graduação e pós-graduação.
  • Imigração: diversos países, como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido, exigem o IELTS como prova de proficiência em inglês para a concessão de vistos de imigração.
  • Emprego: muitas empresas no mundo exigem o IELTS como requisito para a contratação de profissionais que irão trabalhar em um ambiente onde se fala inglês.

Quais são os tipos de provas do IELTS?

Como já vimos, o IELTS é um exame de proficiência em inglês que é aceito por mais de 10.000 instituições de ensino, imigração e emprego em mais de 140 países. Existem quatro tipos de provas: IELTS Academic, IELTS General Training, IELTS for UKVI e IELTS Life Skills.

A escolha do tipo de prova depende dos seus objetivos. Vamos conhecer cada um deles?

IELTS Academic

Este tipo de prova é voltado para candidatos que desejam estudar em universidades ou cursos de inglês no exterior. A prova avalia as habilidades necessárias para o sucesso acadêmico, como compreensão de leitura, escrita e compreensão oral.

IELTS General Training

Este tipo de prova é voltado para candidatos que desejam trabalhar ou imigrar para um país onde se fala inglês. A prova avalia as habilidades necessárias para o sucesso no trabalho ou na vida cotidiana, como compreensão de leitura, escrita e compreensão oral.

IELTS for UKVI

O IELTS for UKVI (UK Visas and Immigration) é uma versão específica para quem precisa comprovar habilidades em inglês para vistos e imigração para o Reino Unido. A estrutura deste teste é semelhante à do IELTS regular, mas com procedimentos de segurança adicionais e especificações conforme exigidos pela política de imigração do Reino Unido.

IELTS Life Skills

O IELTS Life Skills é uma versão específica do teste IELTS, projetada para atender a requisitos de imigração e vistos no Reino Unido. Este teste é diferente do IELTS tradicional, pois se concentra apenas em duas habilidades linguísticas.

Ou seja, o IELTS Life Skills é destinado a pessoas que precisam comprovar suas habilidades em falar e ouvir em inglês para fins de vistos e imigração, particularmente para o Reino Unido. Esse teste avalia apenas as habilidades de fala e audição, sendo os níveis:

  • IELTS Life Skills – A1: Este nível é para provar a habilidade de comunicação em inglês para vistos de “Family Life” (como um cônjuge ou parceiro) e residência permanente no Reino Unido.
  • IELTS Life Skills – A2: Este nível (disponível apenas no Reino Unido) é para aqueles que precisam mostrar habilidades linguísticas para a extensão de vistos de “Family Life”.
  • IELTS Life Skills – B1: Este nível é para candidatos que precisam demonstrar suas habilidades em inglês para obter a cidadania britânica, residência permanente ou vistos de longo prazo.

É importante lembrar que neste tipo de prova os candidatos são classificados com “Pass” (Aprovado) ou “Fail” (Reprovado), sem a pontuação numérica típica do IELTS regular. O IELTS Life Skills é, portanto, uma opção mais direcionada para aqueles que precisam cumprir requisitos específicos de imigração e não requerem a avaliação completa de todas as quatro habilidades linguísticas (leitura, escrita, fala e audição) oferecidas pelo IELTS regular.

Se o seu objetivo é realizar a prova do IELTS, é fundamental estabelecer metas claras para a preparação do exame e buscar uma plataforma personalizada e eficiente que atenda às suas necessidades específicas. Quer acessar um simulador gratuito para o IELTS? Clique aqui.

Se você procura uma plataforma de inglês para estudar e ter um excelente resultado no IELTS, conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês também especializada em testes de proficiência.

Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais. E quer continuar se atualizando? Acompanhe sempre as novidades do nosso blog.

Plataforma de inglês Uniway com foco no IELTS.