Você está visualizando atualmente <strong>Robôs x Humanos: qual o melhor professor de inglês?</strong>
Entenda as diferenças entre robôs e humanos em relação ao ensino e aprendizado do inglês e veja os benefícios de cada um destes “professores”.

Robôs x Humanos: qual o melhor professor de inglês?

Atualmente, a proficiência na língua inglesa vem tornando-se essencial a todos aqueles que almejam alcançar oportunidades melhores, seja no mercado de trabalho brasileiro, quanto no mercado internacional ou, até mesmo, realizar intercâmbio fora do país.

As tecnologias de inteligência artificial tornaram-se ferramentas essenciais no processo de aquisição do idioma, sendo utilizadas até mesmo em sala de aula. No entanto, quando estamos falando do aprendizado da língua inglesa, qual é a melhor opção: aprender com robôs ou professores reais?

No post de hoje iremos compreender quais são as diferenças entre robôs e humanos no ensino da língua inglesa e analisar qual a melhor opção para o aprendizado eficiente da língua.

Como robôs podem ajudar no ensino da língua inglesa?

Com a pandemia, surgiu a necessidade de criar novas metodologias que pudessem auxiliar os professores no ensino remoto. Com isso, a utilização da inteligência artificial em sala de aula cresceu consideravelmente, tornando-se bem mais popular.

Com a utilização de ferramentas de IA, é possível aprimorar o nível individual de atendimento do aluno, auxiliando-o a revisar as aulas passadas e adaptando às suas necessidades, como também acompanhando seu progresso.

Como exemplo, temos a ferramenta machine learning, que permite criar cursos melhores, identificar a complexidade do material e priorizar mudanças quando necessário.

Assim, a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para auxiliar na comunicação, expressão e conexão com os alunos. No entanto, é necessário avaliar que seu uso, apesar de ser relevante, não dispensa o auxílio de um professor altamente qualificado.

Robôs e humanos: qual o melhor professor de inglês?

Existem diferentes tecnologias que auxiliam no aprendizado do inglês, mas será mesmo que os robôs são capazes de substituir um professor no ensino da língua inglesa?

Quando perguntamos a uma ferramenta de IA na atualidade, o conhecido robô de bate papo chatGPT, temos a seguinte resposta: “Não, o ChatGPT não substitui um professor de inglês. Embora seja um modelo de linguagem avançado e possa fornecer informações úteis e correções gramaticais, ele não pode fornecer a interação humana e a orientação personalizada que um professor de inglês pode oferecer”.

O próprio robô do ChatGPT continua: Os professores de inglês podem avaliar as habilidades do aluno, identificar áreas de força e fraqueza, e criar planos de estudo personalizados para ajudar o aluno a alcançar seus objetivos. Eles também podem fornecer feedback e corrigir erros em tempo real, além de oferecer orientação para aprimorar a pronúncia, a compreensão oral e outras habilidades importantes para o aprendizado do inglês.

E conclui: Embora possa ser uma ferramenta útil para complementar o aprendizado de inglês, é importante lembrar que ele não pode substituir completamente a orientação e interação humana fornecida por um professor de inglês qualificado.

Dessa forma, compreendemos que sim, as ferramentas de inteligência artificial são úteis para auxiliar no aprendizado da língua, mas não substitui um professor real e comprometido, que sabe conduzir uma aula com eficiência, pensando na individualidade de cada aluno.

A interação entre professor e aluno é fundamental na percepção das emoções. Além disso, permite criar estratégias de ensino que estejam de acordo com o aprendizado do aluno. E isso a IA é incapaz de fazer.

A língua inglesa é um idioma usado, assim como os outros, para interações sociais, expressando sentimentos e emoções. Por isso, é necessário o auxílio de um professor qualificado, que esteja disposto a guiar o aprendizado do aluno de forma eficiente, utilizando estratégias de IA quando necessário, mas não deixando de lado o mais importante: o aprendizado personalizado e humanizado do qual o estudante que busca a proficiência do inglês precisa.

Gostou de saber sobre o ensino de inglês realizado por robôs e humanos e seus benefícios? Se você quer se tornar fluente em inglês, conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech.

Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países ecom mais de 3.000 alunos. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais. Para saber mais dicas de inglês, acompanhe sempre as novidades do nosso blog