Você está visualizando atualmente <strong>Impactos da Inteligência Artificial no aprendizado do inglês</strong>
Entenda os impactos da inteligência artificial no aprendizado de um novo idioma (inglês) e quais são os seus principais benefícios

Impactos da Inteligência Artificial no aprendizado do inglês

Com a pandemia, surgiram diversas adaptações relacionadas ao modelo de ensino, sendo necessária a utilização das tecnologias para auxiliar nesse processo. No aprendizado do inglês, não foi diferente.

O uso crescente das tecnologias durante esse longo período fez com que professores e estudantes passassem a utilizar cada vez mais esses recursos para aprendizado de novos idiomas.

No post de hoje iremos compreender o que é a inteligência artificial (IA), os seus benefícios e quais são os impactos da IA no aprendizado do Inglês.

O que é a IA e como ela pode ajudar no aprendizado de idiomas?

A inteligência artificial (IA) é a competência de uma máquina que é capaz de reproduzir habilidades quase idênticas às humanas, estando entre elas: o raciocínio, a aprendizagem e a criatividade.

Apesar de algumas tecnologias de IA existirem há mais de 50 anos, foi a alta disponibilidade de dados, além de novos algoritmos, que permitiram seu crescimento nos últimos anos.

 A inteligência artificial pode ser muito útil no aprendizado do inglês, especificamente melhorando o aprendizado de gramática, vocabulário, conversação, como também resultados no teste de nivelamento.

Assim, através da IA, é possível estimar o nível de proficiência do estudante, sugerindo os próximos passos de maneira mais assertiva para o aprendizado, economizando, assim, tempo e otimizando o processo de aprendizado da língua inglesa.

Quais são os impactos da Inteligência artificial no aprendizado do inglês?

Quando falamos dos desafios envolvendo a relação entre a IA e o aprendizado do inglês, a cientista Cindy Blanco aponta que a IA, por sua própria natureza, vê os dados como números, medidas, pontos e padrões. “Como uma cientista de aprendizado, não é assim que eu penso em linguagem. A linguagem é mais do que um conjunto de palavras, regras gramaticais, e propriedades abstratas: é todo um sistema de comunicação, de conexão com pessoas, de expressão e criação” ( Fonte: Canaltech).

Como foi visto, com a pandemia, o uso da IA tornou-se cada vez mais frequente, permitindo que professores e alunos vivenciassem aulas inteiras online. No aprendizado de idiomas como o inglês, a metodologia não foi diferente. Através de estratégias utilizando a IA, foi possível dar continuidade ao ensino da língua inglesa de maneira mais assertiva e prática.

Assim, a IA é uma ferramenta poderosa para conseguir uma melhor comunicação, conexão e expressão dos alunos. Dessa forma, é necessário pensar em estratégias de aprendizado eficientes utilizando a IA e que possam proporcionar a estes alunos experiências significativas para aquisição do idioma.

O que é chatGPT e como ele pode ajudar no aprendizado de inglês?

O ChatGPT é um algoritmo baseado na IA que oferece a possibilidade ao usuário de interagir com o chat e obter respostas do mesmo.

A arquitetura do ChatGPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto (fonte: Mundo Conectado).

Assim, através do uso dessa ferramenta é possível praticar o inglês de diferentes formas, como por exemplo: solicitando a correção erros gramaticais enquanto você interage com ele, a própria interação em inglês, solicitar exemplos de frases com palavras ou estruturas gramaticais para otimizar sua compreensão, solicitar sinônimos para ampliar o vocabulário, utilizar na resolução de exercícios de escrita, dentre várias outras funcionalidades.

Nos últimos anos, o uso da IA no aprendizado do inglês vem tornando-se cada vez mais indispensável, especialmente para aqueles que buscam otimizar o seu tempo e aprender de maneira mais prática. No entanto, é necessário ressaltar que a IA não é capaz de substituir o ensino humano, mas sim conduzir o aprendizado de maneira mais eficiente.

Gostou de saber mais sobre os impactos da inteligência artificial e como a IA pode ser útil nos estudos da língua inglesa? Se você quer se tornar fluente em inglês, conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech.

Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países ecom mais de 3.000 alunos.

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais. Para saber mais dicas de inglês, acompanhe sempre as novidades do nosso blog.