Você está visualizando atualmente <strong>Currículo Lattes: é importante para quem quer estudar fora?</strong>

Currículo Lattes: é importante para quem quer estudar fora?

A plataforma Lattes, onde é possível criar o seu currículo Lattes, surgiu com a necessidade de reunir em um só lugar o percurso acadêmico de pesquisadores e estudantes brasileiros (fonte: Educa Mais Brasil).

Por meio dessa plataforma é possível registrar os artigos científicos, livros escritos, pesquisas realizadas, dentre outros documentos. Além disso, o currículo Lattes tornou-se um pré-requisito para os estudantes que desejam cursar um mestrado ou doutorado no exterior.

Neste post entenderemos o que é o Currículo Lattes, quais são os principais passos para criá-lo e qual sua importância para estudantes que desejam estudar fora do país.

O que é o Currículo Lattes e quais são os principais passos para criá-lo?

O Currículo Lattes é uma modalidade de currículo voltada para estudantes e pesquisadores brasileiros. Os registros de dados e realizações acadêmicas são feitos em um ambiente virtual criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de reunir e facilitar o acesso aos currículos.

Com o passar do tempo, a plataforma se tornou cada vez mais reconhecida, passando a ser utilizada em instituições de ensino e pesquisas diversas. Em 2022, a plataforma ganhou versões no idioma espanhol e foi implantada em diversas nações como Equador, Peru, Argentina, Portugal e Colômbia.

Este currículo é essencial para a formação acadêmica. Além disso, a associação desse documento com plataformas de recrutamento é a forma mais precisa de conseguir bolsas em instituições de ensino superior no exterior.

Para criar o seu currículo, é importante estar atento em alguns pontos. Entenda:

  • Níveis de conhecimento em outros idiomas (escrita, fala e leitura)
  • Trabalhos realizados
  • Artigos publicados, inclusive de co-autoria
  • Palestras ministradas
  • Entrevistas concedidas
  • Participação em eventos, como congressos, feiras e exposições
  • Textos publicados em blogs ou outros canais
  • Projetos de pesquisa
  • Projetos de extensão
  • Grupos de pesquisa
  • Participação em bancas

Qual a importância da estrutura do meu Currículo Lattes em inglês?

Como foi visto, o Currículo Lattes é a plataforma de CV mais completa para quem está construindo seu currículo e pensando em estudar fora. O envio dele é o método mais utilizado para obter oportunidades de bolsas no exterior.

Se sua intenção é estudar fora do país, é importante atentar-se a todos os detalhes do currículo, incluindo a tradução automática do resumo na plataforma. Nestes resumos automáticos pode haver erros de concordância e coerência, o que vai rapidamente desclassificar seu currículo na procura por bolsas no exterior. Por isso, é importante você reescrever o resumo inglês, para torna-lo mais natural e atrativo.

Por esse motivo, é importante ressaltar que dominar o inglês é fundamental em todas as áreas, principalmente na área acadêmica, como também para quem procura cursar um Mestrado ou Doutorado em outro país. Lembre-se: o Currículo Lattes tornou-se um dos pré-requisitos para muitos estudantes.

Se você quer estudar fora do Brasil e tem o objetivo de  melhorar o seu inglês, conte com a  Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech.

Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países ecom mais de 3.000 alunos.

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais para você aprender inglês. E quer continuar aprendendo dicas de como auxiliar esse processo? Acompanhe sempre as novidades do nosso blog.