Você está visualizando atualmente <strong>TOEFL ou TOEIC: qual escolher e como se preparar?</strong>
Entenda mais sobre a diferença entre as certificações TOEFL e TOEIC e aprenda como se preparar para conquistar resultados excelentes.

TOEFL ou TOEIC: qual escolher e como se preparar?

Dominar o inglês é uma habilidade cada vez mais importante em um mundo globalizado. Duas das certificações mais reconhecidas internacionalmente para medir a proficiência em inglês são o TOEFL e o TOEIC.

Neste guia, exploraremos as diferenças entre esses dois testes e como se preparar para cada um deles para alcançar o resultado desejado em pouco tempo.

Para que serve as certificações de proficiência em inglês?

Segundo o portal Estudar Fora, as certificações em proficiência em inglês servem para comprovar o nível de habilidade na língua inglesa, facilitando o acesso a oportunidades acadêmicas, profissionais e pessoais.

Elas são reconhecidas globalmente por instituições educacionais, empregadores e governos, ajudando na admissão em universidades, qualificação para empregos e promoção de habilidades de comunicação internacional.

Além disso, essas certificações aprimoram a confiança e competência em inglês, enriquecendo a experiência de vida e trabalho em um mundo cada vez mais globalizado.

TOEFL x TOEIC: quais são as principais diferenças? 

De acordo com o portal Seguros Promo, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é amplamente aceito por universidades e faculdades em todo o mundo como um requisito de admissão para cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou MBA.

Esse teste se concentra na avaliação da capacidade de comunicação em inglês em um contexto acadêmico, servindo também para a solicitação de vistos de estudo. Portanto, é interessante que pessoas que possuem aspirações acadêmicas apostem no TOEFL.

Por outro lado, o TOEIC (Test of English International Communication) é frequentemente usado por empresas como uma medida da capacidade de comunicação em inglês em ambientes de trabalho internacionais. Ele se concentra em habilidades práticas, como compreensão auditiva e leitura de documentos de negócios (fonte: portal Remessa Online).

Dessa forma, quem deseja melhorar suas perspectivas de carreira, o TOEIC é muito mais relevante e decisivo para garantir as oportunidades do mercado de trabalho.

Como se preparar para esses testes? 

Prática regular e cursos preparatórios é o caminho mais confiável e eficiente para garantir uma boa performance em qualquer teste de proficiência da língua inglesa.  Confira como se preparar para o TOEFL e TOEIC:

Preparação para o TOEFL  

A preparação para o TOEFL exige foco nas habilidades de leitura, escrita, fala e audição em um contexto acadêmico. Aqui estão algumas etapas-chave para se preparar:

  • Entenda o formato do teste: familiarize-se com as quatro seções do TOEFL;
  • Prática regular: faça testes práticos regulares para avaliar seu progresso e identificar áreas de fraqueza;
  • Aulas de preparação: inscreva-se em cursos preparatórios específicos para obter orientação especializada;
  • Amostras de respostas: analise amostras de respostas de alta pontuação para aprender as melhores práticas de escrita e fala.

Preparação para o TOEIC

Para o TOEIC, o foco está em habilidades de comunicação empresarial. Aqui estão algumas dicas para se preparar:

  • Compreenda o conteúdo: saiba o que é esperado em cada seção do teste;
  • Prática de compreensão auditiva: exponha-se a diferentes sotaques e estilos de fala em inglês através de aulas com professores nativos;
  • Leitura de documentos de negócios: pratique a leitura de relatórios, e-mails e outros documentos empresariais em inglês;
  • Construa vocabulário empresarial: amplie seu vocabulário com termos relacionados a negócios e finanças;
  • Simulações de teste: faça simulações completas de teste para se familiarizar com o formato e a cronometragem do tempo.

Portanto, a escolha entre TOEFL e TOEIC depende dos objetivos pessoais e profissionais. Com esforço e preparação adequada, você estará bem encaminhado para alcançar seus objetivos de proficiência em inglês e abrir novas portas para o futuro.

Se você procura uma plataforma inglês para estudar e ter um excelente resultado no TOEFL ou TOEIC, conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês também especializada em testes de proficiência.

Além disso, a Uniway School tem uma plataforma exclusiva para o TOEFL para seus alunos. Gostou de saber? Experimente a nossa plataforma por 7 dias de forma gratuita.

Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais. E quer continuar se atualizando? Acompanhe sempre as novidades do nosso blog.