Cada vez mais as universidades, as empresas e os cursos exigem algum teste de proficiência que ateste que o candidato domina alguns aspectos de determinado idioma, em especial, o inglês.
E muitos, no intuito de encontrar um “atalho”, pensa em fazer o teste de proficiência que seja o mais fácil. Porém, acredite: não é tão simples assim. Há universidades que exigem o TOEFL. Outras, não renunciam ao IELTS. Para o mercado de trabalho, as grandes multinacionais solicitam o TOEIC.
Para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos falar sobre os testes de proficiência e compreender se há algum teste de proficiência considerado mais fácil.
O que são os exames de proficiência?
De acordo com a Organização Estudar Fora, um dos significados da palavra “proficiência” é o conhecimento profundo e amplo sobre determinado assunto. No caso dos idiomas, quando falamos sobre certificado de proficiência, significa que o detentor do certificado é proficiente naquela língua.
Assim, as provas de proficiência têm a finalidade de avaliar se a pessoa é proficiente naquele idioma ou não. Ou seja, se há o domínio e qual é o seu nível (patamar).
A grande essência dos testes de proficiência é testar a capacidade do estudante em várias habilidades essenciais para dominar uma língua, tais como:
- Conversação;
- Leitura;
- Escrita;
- Dentre outras.
Por isso, é importante esclarecer que não existe exame de proficiência mais fácil. O importante é realizar o exame adequado para o seu objetivo profissional ou acadêmico. Ou seja, no geral, cada um dos exames de proficiência é direcionado para determinados objetivos.
O que é a certificação de proficiência?
Como já vimos, alar um segundo idioma, hoje, é exigência em uma série situações, tanto profissionais quanto acadêmicas. Em alguns desses casos, não basta saber: é preciso provar que sabe. É aí que entram os certificados de proficiência (fonte: Guia do Estudante).
De acordo com a organização Estudar Fora, certificados de proficiência em inglês são um dos documentos indispensáveis para quem pretende estudar fora ou solicitar alguns tipos de visto (como, por exemplo, de trabalho).
Vamos falar agora dos principais.
O que é o TOEFL?
O TOEFL significa Test of English as a Foreign Language e trata-se do exame de proficiência de inglês mais conhecido no mundo. É reconhecido por mais de nove mil instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países.
Ou seja, o TOEFL é indicado para quem deseja estudar em uma universidade no exterior.
A prova avalia a capacidade do aluno de compreensão e aplicação da língua inglesa em um contexto acadêmico.
Assim, o exame compreende os seguintes requisitos:
- listening (interpretação oral);
- reading (interpretação de texto);
- writing (redação);
- speaking (fluência e dicção).
As notas do TOEFL vão de 0 a 120, sendo que 61 é o mínimo exigido. Mas não pense que essa nota é suficiente. As boas faculdades pedem acima de 90 pontos, chegando a mais de 100 quando se trata de Harvard, Columbia e Yale.
Outro ponto importante para ter em atenção: após a realização do TOEFL, lembre-se que a nota tem validade de dois anos.
As modalidades dos TOEFL são:
Clicando sobre cada um deles, você pode saber mais.
O que é o IELTS?
Já o IELTS é uma sigla que significa International English Language Test System. É uma certificação internacional com amplo reconhecimento acerca da proficiência da língua inglesa. O exame pode ser realizado em mais de 100 países, inclusive na China.
O IELTS é ministrado, em conjunto, entre a Universidade de Cambridge, Conselho Britânico e IDP Education Pty Ltd.
O exame avalia algumas habilidades, tais como:
- Listening (compreensão auditiva);
- Reading (leitura);
- Writing (escrita);
- Speaking (conversação).
Há dois tipos de prova: General e Academic. Qualquer que seja a modalidade escolhida, a prova tem uma duração de 2 horas e 45 minutos.
- O IELTS Academic é mais adequado para quem pretende aplicar para universidades ou instituições de ensino superior, ou seja, para graduação ou pós-graduações.
- Já o IELTS General é mais indicado para quem deseja realizar cursos que não sejam de graduação, trabalhar ou para casos de imigração para um país de língua inglesa, tais como Canadá, Austrália, Nova Zelândia ou Reino Unido.
Não há reprovação no IELTS. O resultado mostrará seu nível de proficiência em uma escala entre 0 e 9, onde 0 é a nota mais baixa. Já 9 é a nota mais alta. Uma boa pontuação do IELTS corresponde a uma nota entre 6 e 9 pontos. Os resultados, além de mostrarem uma nota geral, mostra também as notas por cada sessão.
O que é o TOEIC?
TOEIC significa Test of English for International Communication. Ou seja, é um teste que é usado para medir a proficiência em língua inglesa para estrangeiros.
Diferentemente dos exames TOEFL, o TOEIC é direcionado para o mercado de trabalho. A maior parte dos países exige o certificado do TOEIC para que estrangeiros possam trabalhar.
As questões do teste do TOEIC são baseadas em situações comuns do ambiente de trabalho e do mundo dos negócios. Mesmo para quem não pretende trabalhar lá fora, ter um certificado TOEIC pode ser importante para a carreira, pois é exigida por algumas empresas multinacionais.
O exame de proficiência iTEP
Por fim, o iTEP é um teste de proficiência que, nos últimos anos, tem crescido muito a sua abrangência. Para ter uma ideia, atualmente ele é um exame aceito em quase 50 países e em diversos Programas Intensivos de Inglês (IEPs), universidades, escolas, governos e organizações.
Um dos grandes atrativos deste exame de proficiência é a sua agilidade: é uma avaliação rápida de até 90 minutos. Outra vantagem deste exame é seu custo x benefício: os seus preços são mais acessíveis (em torno de 129 dólares).
Ele possui duas grandes categorias – Academic Tests e Business/Career Tests – com diversos exames diferentes de acordo com os objetivos do indivíduo.
Gostou de saber mais sobre os principais testes de proficiência e qual é o mais adequado para os seus objetivos? Então, não há como destacar qual é o mais fácil, pois eles possuem objetivos distintos. Mas se você quer aperfeiçoar ainda mais o seu inglês e ter um excelente desempenho da prova de proficiência escolhida, venha para a Uniway School.
A Uniway é uma das melhores escolas de inglês online e estamos presentes em mais de 50 países. Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados, sempre de maneira acelerada e personalizada.
O que você está esperando? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições super especiais.