Para estudar numa universidade em um país onde o idioma oficial é o inglês, seja para uma Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado, é preciso interagir constantemente com alunos, professores e a comunidade local da forma mais clara possível.
Nesse sentido, muitas universidades exigem uma determinada nota no exame de proficiência em inglês.
Por exemplo, o exame IELTS avalia as habilidades do estudante em escrever, ler, falar e compreender a língua inglesa, sua gramática e sua forma de utilização formal e informal.
Para saber mais sobre este tema, no post de hoje vamos te explicar 6 mitos e verdades sobre o IELTS.
Entenda mais sobre o que é IELTS
O IELTS é uma sigla que significa International English Language Test System. É uma certificação internacional com amplo reconhecimento acerca da proficiência da língua inglesa.
O IELTS é ministrado, em conjunto, entre a Universidade de Cambridge, Conselho Britânico e IDP Education Pty Ltd.
Há dois tipos de prova: General e Academic. Qualquer que seja a modalidade escolhida, a prova tem uma duração de 2 horas e 45 minutos.
Caso você queira saber mais sobre o IELTS, temos vários conteúdos sobre o tema. Acesse aqui diversos posts sobre o IELTS.
6 mitos e verdades sobre o IELTS
Se você está se preparando para fazer o IELTS, trouxemos aqui 6 mitos e verdades sobre este exame de proficiência.
Para ir bem nesta certificação, basta saber inglês
Mito. Para se sair bem em qualquer exame de proficiência em inglês, é preciso se preparar, praticar, treinar a gramática e o listening.
Toda essa preparação é para evitar as famosas “pegadinhas” e garantir, assim, um bom desempenho teórico do idioma.
É possível “passar” no IELTS
Mito. Os testes de proficiência não são feitos para passar ou reprovar ninguém. Assim, as certificações são utilizadas apenas para medir o conhecimento ou o nível de alguém no inglês.
É possível obter uma boa nota em um exame de proficiência, mesmo não sendo totalmente fluente em inglês?
Verdade. Qualquer pessoa pode realizar o exame. No entanto, é preciso algum tipo de domínio do idioma.
Lembre-se: o IELTS tem função avaliador do conhecimento, independente em qual nível sendo este avançado ou intermediário. Habilidades de comunicação oral, compreensão verbal, escrita e leitura são colocadas à prova nesta avaliação. Então, é preciso estar preparado.
Uma boa nota no IELTS pode ser um diferencial no currículo
Verdade. Atualmente, o inglês é o idioma mais falado do mundo, o que o torna mais exigido no currículo.
Assim, uma boa nota no IELTS pode gerar mais autoridade e credibilidade no mercado de trabalho.
O preço de um exame de proficiência é muito alto
Depende. Não se pode afirmar ser mito ou verdade, por ser algo pessoal. O que deve ser levado em consideração é o custo-benefício.
Ou seja, é preciso levar em conta que obter uma boa nota em uma certificação internacional abre diversas portas, aumentando possibilidades em estudar em centenas de instituições.
Atualmente, o custo da prova é entre R$938 (o IELTS Life Skills é um teste de inglês seguro aprovado pelo governo do Reino Unido) e R$1.171 (IELTS for UK, IELTS General Training e IELTS Academic), conforme descreve o British Council.
É possível cancelar a prova, caso precise?
Verdade. É possível realizar o cancelamento e solicitar reembolso de acordo com os prazos e condições estipuladas. Para mais informações e políticas do cancelamento, é importante acessar o site British Council.
Preparando-se para o IELTS
Se você está se preparando para realizar a prova do IELTS, conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech.
Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países ecom mais de 3.000 alunos.
Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições especiais. E quer continuar se atualizando? Acompanhe sempre as novidades do nosso blog.