Fazer um intercâmbio é o sonho de muitas pessoas, nas mais diversas idades, seja para aprender a falar inglês ou para aperfeiçoar a fluência no idioma.
Independentemente do tipo de intercâmbio, uma coisa é fato: os brasileiros têm investido mais neste tipo experiência internacional. Prova disso é uma pesquisa da BELTA realizada antes da pandemia. Essa pesquisa mostrou que 302 mil estudantes foram para fora do país em 2018 e, em 2019, houve um aumento para 365 mil alunos buscando experiências em outro país.
E quais são os destinos preferidos pelos brasileiros na hora do intercâmbio? EUA, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Malta e Canadá, sendo que, este último, lidera o ranking de preferência há 13 anos.
Se você está pesquisando mais informações sobre fazer ou não um intercâmbio, fique com a gente. No post de hoje vamos explicar como o intercâmbio ajuda a aprender inglês.
Intercâmbio ajuda a aprender inglês?
Certamente o intercâmbio ajuda (e muito) a aprender inglês, caso você escolha um país de língua inglesa. Independentemente da modalidade de intercâmbio, com certeza ele será muito importante para o desenvolvimento do idioma.
Obviamente que algumas experiências vão contribuir muito mais para a fluência no idioma. Por isso, na hora de escolher o seu intercâmbio, é fundamental procurar uma agência com experiência para te direcionar de maneira muito mais assertiva.
Muito mais que só aprender inglês: novas oportunidades no mercado de trabalho
Para além de aprender o idioma, realizar um intercâmbio também abre muitas outras portas.
O Folha Dirigida destaca que fazer um intercâmbio pode ser um diferencial na busca por uma vaga no mercado de trabalho. A experiência em outro país e contato com novas culturas são considerados pontos positivos para muitos recrutadores.
Além disso, para quem consegue aliar aulas de outra língua com curso na área profissional o benefício é ainda maior.
Uma pesquisa realizada pela universidade da Califórnia mostrou que 97% das pessoas que já estudaram no exterior conseguiram um emprego em até 12 meses após a graduação. Por outro lado, apenas 49% dos entrevistados que não tiveram essa vivência fora conseguiram entrar no mercado de trabalho no mesmo período.
Intercâmbio e o networking
Para além de aprender inglês e tornar-se mais disputado pelo mercado de trabalho, realizar um intercâmbio também pode aumentar o seu networking.
De acordo com o Educa Mais Brasil, aproveitar o intercâmbio para criar um networking internacional pode ajudar a pessoa a manter contato com pessoas de outros países com diferentes culturas e profissões.
E se você está procurando novos desafios internacionais, conheça o Mundo Intercâmbio? MI é uma agência de intercâmbios, parceira da Uniway School, focada para proporcionar experiências inesquecíveis e transformadoras para os alunos. Descubra mais com o time de especialistas.