Muita gente está retomando diversos projetos para 2022, seja para estudar ou trabalhar fora. E quando o assunto é ter uma experiência internacional, a escolha certeira de um exame de proficiência faz parte de qualquer checklist.
Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender mais o que são exames de proficiência e veja as características e diferenças entre o iTEP e TOEFL.
Exame de proficiência: para que serve?
Antes de explicarmos as diferenças entre os exames de proficiência iTEP e TOEFL, é importante entender o que é, afinal, uma prova de proficiência.
O Dicionário online de Português explica que a palavra “proficiência” está relacionada com o domínio de determinado assunto. Por exemplo, um dos sinônimos de proficiência é competência.
Quando nos referimos aos idiomas, o exame de proficiência tem como objetivo avaliar, de maneira padronizada, se determinado indivíduo é proficiente naquele idioma ou não. Ou seja, se há o domínio e qual é o seu nível (patamar).
Assim, a grande essência dos testes de proficiência (tais como iTEP e TOEFL) é testar a capacidade do estudante em várias habilidades essenciais para dominar uma língua, tais como:
- Conversação;
- Leitura;
- Escrita;
- Dentre outras.
Conhecendo mais o exame de proficiência iTEP
O iTEP é um teste de proficiência que, nos últimos anos, tem crescido muito a sua abrangência. Para ter uma ideia, atualmente ele é um exame aceito em quase 50 países e em diversos Programas Intensivos de Inglês (IEPs), universidades, escolas, governos e organizações.
Um dos grandes atrativos deste exame de proficiência é a sua agilidade: é uma avaliação rápida de até 90 minutos. Além disso, o candidato pode optar por realizá-lo em papel ou pelo computador. Outra vantagem deste exame é seu custo x benefício: os seus preços são mais acessíveis (em torno de 129 dólares).
Uma outra característica é que ele possui duas grandes categorias – Academic Tests e Business/Career Tests – com diversos exames diferentes de acordo com os objetivos do indivíduo.
TOEFL: como funciona esse teste?
Como já vimos em outros posts, TOEFL é a sigla para Test of English as a Foreign Language. Ou seja, como o próprio nome revela, é um exame de proficiência da língua inglesa para estrangeiros. Dentre os exames de proficiência, ele é um dos mais tradicionais. Desta forma, o TOEFL atesta se uma pessoa consegue:
- Expressar-se no idioma;
- Compreendê-lo em sua totalidade.
Assim como os outros exames, o TOEFL é um teste padronizado construído com quesitos mínimos para verificar se um aluno está apto para determinado contexto que envolva a língua inglesa, avaliando a sua capacidade de compreensão e aplicação do idioma. No geral, o exame pode durar até 4 horas (a depender da categoria).
O exame compreende 4 requisitos básicos:
- listening (interpretação oral);
- reading (interpretação de texto);
- writing (redação);
- speaking (fluência e dicção).
Além disso, atualmente o TOEFL pode ser dividido em cinco grandes modalidades, que são:
- TOEFL IBT;
- TOEFL Essentials;
- TOEFL ITP;
- TOEFL Junior;
- TOEFL Primary.
O mais importante para entender qual o exame de proficiência mais indicado para uma pessoa é saber qual é o seu objetivo e averiguar qual é o teste exigido pela respectiva instituição.
E aí? Gostou de conhecer mais as principais diferenças entre o iTEP e o TOEFL? A Uniway é uma das melhores escolas de inglês online e especialista em preparar os alunos para exames de proficiência. Além disso, estamos presentes em mais de 50 países e somos uma edtech que está sempre inovando.
Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados, independentemente da idade.
O que você está esperando? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e veja as condições super especiais. E quer continuar se atualizando? Acompanhe sempre as novidades do nosso blog.