Provavelmente você já deve ter ouvido falar do formato extensão, não é mesmo? Mas, para quem ainda tem dúvidas, vamos esclarecer. Uma universidade é formada por três pilares: ensino, pesquisa e extensão.
No caso, a extensão, tem como objetivo ser um canal de trocas com a sociedade na qual a Universidade está inserida. O Ministério da Educação (MEC) explica que consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior, inserindo-se nas seguintes modalidades:
- programas;
- projetos;
- cursos e oficinas;
- eventos;
- prestação de serviços.
Neste contexto, os cursos de extensão (curta duração) oferecidos pelas Universidades, principalmente as estrangeiras, costumam ser extremamente atrativas para os estudantes brasileiros.
Por isso, no post de hoje vamos explicar como fazer um curso de extensão no exterior. Let´s go?!
Como funcionam os cursos de extensão no exterior
Nas Universidades internacionais, é muito comum oferecerem uma grande diversidade de cursos de extensão, principalmente nos períodos das férias (mas há opções abertas durante todo o ano). São dezenas de cursos disponibilizados de curta duração que, no geral, têm um preço mais acessível.
Mas não se engane: não é porque têm um valor mais acessível que esses cursos têm qualidade inferior. Pelo contrário: os professores são os mesmos que trabalham nos mestrados e doutorados.
Questões burocráticas
As inscrições para os cursos de extensão no exterior costumam ser bem menos burocráticas que outros formatos. Além disso, por serem de curta duração, no geral o visto de estudante é suficiente.
Esses são grandes atrativos para os estudantes brasileiros que optam por cursar este tipo de formato lá fora.
Encontrando o curso de extensão perfeito para você
No site das próprias Universidades estão disponibilizadas informações sobre os cursos de extensão.
Fizemos uma simulação na London School of Economics (LSE). Em short courses, há mais de 170 cursos, sendo alguns online e outros presenciais. No caso dos cursos presenciais, veja com atenção as questões relacionadas com o recebimento de alunos estrangeiros por causa das questões sanitárias. Aqui, os cursos têm duração média entre 2 a 20 semanas.
E como está o seu inglês para esta aventura? A Uniway School está aqui para te ajudar a realizar os seus sonhos. Somos uma escola de inglês presente em mais de 50 países e com uma metodologia criada para que você atinja os melhores resultados. Por isso, somos especializados nos exames TOEFL, TOEIC e IELTS.
Quer saber mais como você ficar mais perto do seu sonho de estudar fora e se preparar para o mercado de trabalho? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.
E quer continuar se atualizando? Acompanhe sempre as novidades do nosso blog.